Windows XP Mode – Instalação de Aplicativo

Windows XP Mode – Instalação de Aplicativo

Olá,Hoje irei mostrar a instalação do recurso de virtualização chamado Windows XP Mode (XPM) e a demonstração de um software rodando de forma transparente no Windows 7. Também vou falar algumas vantagens do XPM em relação ao Virtual PC 2007 (VPC).

Vantagens

1ª XPM leva de 3 a 20 minutos para concluir instalação e configuração;
2ª Já é pré ativado;
3ª Já instala por padrão Integration Components, e os HDs do Host já aparecem redirecionados na VM;
4ª Todos aplicativos instalados são auto publicados no Menu do Windows 7;
5ª Uso dos aplicativos de forma transparente.

As desvantagens do Virtual PC:

1º A instalação do zero com ISO do XP que leva mais tempo que o XPM para concluir;
2º precisa de ativação;
3º Também não tem auto publicação do aplicativo;
4º Com dois cliques no App pelo XP Mode a VM liga automaticamente e traz o aplicativo com a borda do XP para o usuário,  já no Virtual PC não é de forma simples.

Em resumo utilizamos nada mais do que de todos os recursos do Virtual PC e também com todas as facilidades que vem integradas no Windows XP Mode.

Primeiro passo baixamos o Windows XP Mode. Para obter sucesso na instalação não podemos ter  instalado o Virtual PC 2007.

A instalação ocorre de forma simples, aceitando os termos e avançando pelo Wizard, podendo alterar o local de instalação do VHD.
Após a conclusão ele pedirá uma senha e se deseja manter as atualizações automáticas.

Após concluir ele pedirá para Iniciar Configuração

Para a instalação do aplicativo fiz o download do Money 99 apenas para testes. Como havia dito as unidades da Máquina Host é redirecionada para a VM, e posso fazer a instalação tanto pela ISO, quanto pela imagem extraída.


Após o aplicativo estar instalado podemos conferir que ele se encontra tanto no iniciar do Windows XP como no do Windows 7.

Abrindo o Money 99 no XP a utilização do software é igual quando iniciamos o aplicativo pelo Windows 7, com a diferença que não precisamos interagir com o XP e que para o usuário toda experiência é transparente. Para identificar o uso do software pelo XPM, aparecerá a borda azul do Windows XP, como vemos nas imagens abaixo.

O porque utilizar o Windows XP Mode:

1º Pode ser empregada quando a empresa necessita ainda utilizar-se de software antigo, como formulários impressos em impressora matricial;
2º Devido a software que não há atualizações pela empresa que criou ou o desenvolvedor não dar continuidade ao aplicativo;
3º Por motivos de costume com software já em produção na empresa;
4º Falta de recursos financeiros;
5º Verificar compatibilidade com navegador antigo;
6º Banco de dados antigos e software frente de caixa de comércio.

Na empresa em que trabalho fiz a utilização do XPM, pelo fato do software da Receita Federal como o IRPF 2010 e outros de anos anteriores, não aceitarem Java da versão 7, somente versão 6. Então para não ficar instalando a versão 7 que os anos de 2011 e os mais novos só aceitam, a solução encontrada foi o XPM. Senão seria preciso a cada consulta de anos anteriores ficar desinstalando o Java 7.

Poderia também subir uma VM no Hyper-V, mas nisso precisaria do RDP e também da utilização de outra área de trabalho, que não seria transparente para o usuário.

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s