Criar VLAN – Hyper-V

Em meus posts sempre descrevo alguns processos básicos de utilização dos recursos do Hyper-V e nesse vou descrever como utilizar a VLAN.

Como tenho apenas 1 placa de rede, vou criar uma conexão External e a outra precisa ser Private pois não é possível ter 2 External com apenas 1 placa de rede.

Iremos primeiro no Virtual Switch Manager do Hyper-V e verificamos que criei uma rede External para a placa de rede Realtek e deixei também Allow management apenas para o funcionamento do AD para minhas 2 VMs. Também selecionei a opção VLAN ID e defini que para essa placa será VLAN 1. E para a outra placa coloquei Internal e VLAN ID 2. Renomeei as placas para VLAN 1 e VLAN 2 para facilitar identificação.

Clique nas imagens para ver maior

1

Agora para as 2 VMs vou adicionar as 2 placas de rede. Para fins de testes vou deixar apenas uma placa de rede de cada habilitada com a Vlan ligada. Na Vm NLB1 deixei a VLAN 1 selecionada e coloquei 1 correspondente. Na Vlan 2 não deixei a opção VLAN ID ligada. E na Vm NLB2 deixei a VLAN 2 com o respectivo número 2 Como podemos ver na imagem abaixo.

2

Agora para o teste de ping tenho o seguinte cenário:

NLB1 placa VLAN 1  IP – 192.168.1.11 – VLAN 2 – 192.168.1.12

NLB2 placa VLAN 1 IP – 192.168.1.13 – VLAN 2 – 192.168.1.14

Iremos pingar da VM NLB1 para a VM NLB2 e podemos perceber na imagem que mesmo tendo 2 placas de rede para cada VM nenhuma enxerga a outra já que a VLAN é diferente. Os primeiros pings são locais, e os próximos são de uma máquina para a outra.

3

Agora iremos ligar a VLAN 2 da máquina NLB1, lembrando que no NLB2 já está ativado. O ping agora acontece normalmente entre as placas VLAN 2 da NBL1 sendo ela IP – 192.168.1.12 para a VLAN 1 do NLB2 – IP 192.168.1.14.

4

E para finalizar ligaremos a VLAN 1 da Vm NLB2 e ver que todos IPs estão se pingando.

5

O porque eu ter colocado 2 VLAN foi para mostrar que eu poderia ter inúmeras VLAN, na qual na VM de produção eu poderia ter 3 placas de rede, sendo cada um uma VLAN. Poderíamos ter uma VLAN 3 que somente uma outra VM NLB3 conversasse com a NLB2 e a NLB1 só trocasse informação com a NLB2, significando que podemos ter um cenário bem dividido sem precisar que elas conversem entre si.

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s