Instalação e Configuração RD Host Session + Web Access – RemoteApp – Parte 1

Olá

Em meu ambiente teste irei realizar alguns passos para a instalação e configuração de um ambiente para RemoteApp com o Windows Server 2008 R2 + Windows 8.

Criei uma VM com o nome RDSH – RDWA – 2008 R2 e um Windows 8 para realizar a conexão remota do aplicativo. Utilizarei do AD/DNS em máquina física com Server 2012 R2. Definindo IP fixo ou por DHCP, colocamos a máquina no domínio e começamos pela instalação do Remote Desktop Service (Serviço de Área de Trabalho Remota).

Selecionamos Host de Sessão da Área de Trabalho Remota e Acesso Via Web da Área de Trabalho Remota.

1

Como irei fazer os passos de configuração completo então configuramos também o método de autenticação para Exigir Autenticação no Nível de Rede.

2

Para o Modo de Licenciamento iremos pular pois precisamos ter as licenças adquiridas para dispositivo ou usuário. Mas iremos usufruir do licenciamento por 120 dias para testes. Clicamos em Configurar mais tarde.

Agora definimos os grupos e usuários que poderão acessar o Host de Sessão. Adicionei meu usuário e na próxima tela não iremos selecionar nenhuma opção de experiência do cliente.

3

Ele irá mostrar a tela de instalação do IIS para poder utilizar o RD Web Access e depois um resumo geral das configurações.

4

Para não alongar muito o post em questão de Instalação, avancei algumas telas que apenas descrevi antes, e reiniciei o servidor após a instalação. Depois que fizer o login ele irá terminar a instalação.

Após instalado o RDSH não é necessário a configuração necessaria para fazer o RemoteApp funcionar, então no RDSH podemos definir o tempo de sessão do usuário, configurar farm, restringir usuário, qualidade da conexão, nível de autenticação das sessões abertas com o servidor, entre outros.

5

Vamos ver agora as configurações do RD Web Access, entrando em gerenciador de RemoteApp. Na primeira configuração de Host de Sessão ele já adicionou o servidor local que já tem o RDSH em Configurações do Servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota. Ao clicar em alterar, selecionei a opção de Acesso de Área de trabalho remota, para poder acessar esse servidor via Web Access.

6

Iremos verificar no Acesso via Web (Web Access), que como não temos certificado ele vai dizer que é um site de risco, mas iremos prosseguir. Também podemos acessar o site pelo endereço https://nomedoservidor ou ip ou localhost/RDWeb – tanto maiúsculo ou minúsculo o endereço.

7

Depois iremos entrar com a conta administrador e escolher este computador como particular para gravar meu usuário.

8

Pode ocorrer de em algumas máquinas você não conseguir ver os ícones dos programas ou ter problema de bloqueio de ActiveX, então tem alguns parâmetros a serem desbloqueados e também clicar no IE em Modo de Compatibilidade.

Mas antes de ir para a imagem logada, vamos já adicionar a calculadora como software remoto. Clicando em Adicionar RemoteApps, também botão direito ou dois cliques na parte de baixo do Gerenciador de RemoteApp, abre para selecionarmos o software que queremos. Após selecionado o software já instalado ele aparece abaixo com o nome, caminho e se está habilitado para aparecer no RD Web Access.

9

Deixei a imagem do login para depois, porque já entrei da mesma forma no Windows 8 no Web Access pela URL https://192.168.1.30/rdweb – acessei com a conta sf0\andre e já aparece os ícones para conexão da calculadora e da área remota que selecionei nas Configurações do Servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota.

10

Ao clicar na calculadora ou outro software ele irá perguntar se quer conectar unidades, portas, impressoras e depois solicitar a senha para conexão que ao salvar não irá pedir mais. Perceberá que na imagem abaixo a calculadora tem uma bolinha mostrando que aquele software está conectado remotamente.

11

Esse seria o sistema básico para se provisionar um RemoteApp. Temos muitos outros recursos extras e modo de instalação de um software usando Change user /install pelo cmd para preparar o ambiente para instalar um outro software como Office e para voltar para o modo execução seria change user /execute.

Na parte 2 do assunto iremos abordar algumas outras configurações que deixei de lado neste. Espero que com esse post já de pra conseguir fazer todo o processo em sua empresa, adicionando a licença de CAL de RDS.

Anúncios

36 comentários sobre “Instalação e Configuração RD Host Session + Web Access – RemoteApp – Parte 1

  1. Andre, boa tarde!
    Instalei os serviços de TS, com o intuito de compartilhar alguns aplicativos via RD Web Access.

    O problema é que estes aplicativos só aparecem via web (https://meuservidor/RDWeb) quando eu entro com o usuário Administrator (local), e não aparecem mesmo quando entro com o usuário ADM do Domínio.

    O que eu deixei de fazer / configurar?

    Desde já agradeço.

    Tiago Oliveira

    Curtir

      1. André, tudo jóia e vc?
        O meu Server é o 2008 R2 Enterprise SP1, e já tinha feito todos esses procedimentos.
        Mesmo assim não funcionou!
        Estou achando que o IIS está bloqueando os aplicativos do remoteapp (publicados), será que pode ser?

        Curtir

  2. André, bom dia!
    Estou publicando alguns aplicativos no Remoteapp Manager para que eu possa acessá-los via Web (https://meuservidor/RDWeb), porém, eles só aparecem quando eu logo com o usuário administrator local do servidor.
    Quando entro com o usuário domínio\administrator ou domínio\usuário os aplicativos deixam de aparecer.

    Curtir

      1. André, bom dia!
        Sem problemas, profissional de TI é assim mesmo… Sempre atolado de trabalho! (Rss..)
        Cara… Não deu certo!
        Refiz o cenário, dando as devidas permissões, mas mesmo assim não funciona.

        Um detalhe que esqueci de falar: meu cenário possui um SAMBA 4.1.2.

        Isso pode ser um problema?

        Curtir

      2. Sempre coisas pra fazer mesmo. Mas não seria problema não ao meu ver. O importante é criar o Server, instalar os recursos, dar as permissões. Mesmo que desse os problemas de HTTP e tal era pra rodar mesmo assim.

        Curtir

    1. Olá Weverton, é possível sim. Puxar qualquer aplicativo do servidor. No caso dos Aplicativos que estão instalados no Servidor, ele vem pra você como se fosse um mstsc, ele abre uma sessão do Aplicativo na máquina do usuário. Roda no servidor mas mostra na tela do usuário. Essa função é ótima pra rodar sistemas diretamente no servidor, sem precisar trafegar muito conteúdo via rede.

      Curtir

    1. Normalmente existe um redirecionamento que ocorre automático. Por exemplo: você tem um HP 1020 e na hora de imprimir normalmente aparece HP 1020 (Redirecionada). Se não ocorrer isso de forma automática, aí tem outras formas por GPO, configuração no server pra isso acontecer. Vou deixar esse link Redirecionar Impressora. Obrigado

      Curtir

  3. André boa tarde, estou tendo problemas para fazer funcionar via TMG 2010. É possivel configurar para que o acesso seja via “http” e não “https” ? Ou alguma dica para conseguir gerar algum certificado para ser usado no TMG ? Abraços…

    Curtir

      1. Boa tarde Andre, blz ? Cara desculpe nao responder antes. Consegui fazer funcionar o RDweb. Agora estou com uma outra duvida. Como funciona a opção de virtualização de ip da area de trabalho remota ? Gostaria de estar ativando. O servidor DHCP tenho que instalar no proprio servidor RDP, ou posso instalar em qualquer servidor da minha rede interna ? Eu ganharia realmente desempenho com essa opção ? Principalmente de balanceamento de carga. Abaços…

        Curtir

      2. Sempre problemas, legal que funcionou. Não entendi o virtualizar IP, no caso do DHCP se você fizer balanceamento de carga iria dividir o tráfego e trazer segurança em caso de um servidor parar, mas no quesito desempenho não sei se traria benefícios, quantas máquinas teria em seu ambiente? 500? 1000? E também tem algo relacionado a lentidão de login ou outro pra você querer utilizar o balanceamento? É que não entendi direito o que você gostaria de fazer. Mas respondendo a outra pergunta, o DHCP pode ser virtualizado, ou instalado em outra máquina física qualquer. Exemplo é você já ter um servidor com DHCP e para uma segurança ter outro servidor físico com DHCP seja ele no Host ou Virtualizado. Valeu

        Curtir

  4. Bom dia.. pode me tirar uma dúvida? Fiz tudo conforme o tutorial, porém, ao clicar na calculadora a seguinte mensagem de erro é exibida: “o computador remoto não foi localizado. entre em contato com a assistencia técnica e comunique o erro.”.. o que posso ter feito de erraado? Grato!

    Curtir

  5. Olá André, minha dúvida é sobre os parâmetros na execução da aplicação por trás do RemoteAPP.
    Tenho uma aplicação que mesmo com o ele estando em ‘D:\SISTEMA\’ precisa iniciar em outro local, ‘Y:\’. No atalho isso é simples, altero o parâmetro ‘Iniciar em’. Como faria isso no RemoteAPP?
    Desde já, obrigado pela ajuda!

    Curtir

  6. Boa tarde andre…. deixa eu tirar uma duvida com voce… no caso eu posso instalar o RDS no mesmo servidor de AD. (aq servidor tudo, DHCP, DNS, VPN) ou tem que ser realmente um outro servidor para essa funcao? Obrigado.vlw

    Curtir

  7. Obrigado por responder Andre… assim Uma ultima duvida… preciso criar um PTR ou Cname no DNS? para nao dar aq erro de que nao achou o servidor gateway ?

    Curtir

      1. Obrigado mesmo pela resposta rápida André… mas nao estou com lab aqui. pois ainda estou estudando antes de implantar isso, vou ver amanha se da esse erro e volto da um retorno… mas de qualquer forma muito obrigado pelas ajuda ai..
        vlw. sucesso

        Curtir

      2. Boa noite andre… esse e o erro que eu sempre apanho… toda vez que instala da esse erro, na msg fala que e alguma coisa no gateway…. quando instalo o basico, funciona na rede interna e local…. mas quando configuro o gateway e o licenciamento. gera esse erro… minha duvida seria ? qual o pulo do gato desse gateway e quais as portas certas para acesso externo? obrigado pela ajuda.
        vlw
        http://pt-br.tinypic.com/r/3325xet/9

        Curtir

  8. Haaeee Andre… salvoouu eu. fico muito agradecido a voce por essa ajuda.
    seguindo os seus post e os link que voce me passou, funcionou certinho aqui.
    So adicionando que; cheque O NPS ele cria uma política ; uma permitindo e uma outra copia idêntica negando. dai eu exclui a que estava negando e funcionou certinho ! ! !
    Parab por compartilhar o conhecimento..
    ganhou mais um seguidor..rss
    Abraço… Sucessooo ! ! !

    Curtir

    1. Tudo bem Matheus. Nunca vi nada sobre isso, mas achei apenas isso abaixo dando uma pesquisada. Não sei se resolve.

      You can also create a .CMD file to which you point the WebApp.
      In the CMD you can try the following to start the application and set the path:

      Start “%ApplicationName%” /d “%path to startdir%” “%path to executable%”
      Exit

      Curtir

    1. Opa, tudo bem Tiago. No primeiro link que você enviou tem ali Adicionar RemoteApps. Acredito que se você clicar com botão direito ali onde já tem a calculadora adicionada, acredito que vai ter a opção para adicionar mais apps. Seria isso? Qualquer coisa me manda no e-mail andrernovello@hotmail.com, se não aparece essa opção pra você. Valeuu

      Curtir

  9. Amigo vou explicar minha configuração.
    Tenho um servidor instalado o Remote Desktop App, ADDS e DNS.
    Quando eu criou o Remote ele identifica meu servidor pelo domínio. (Fins de estudos).
    Ex: nomecomputador.domínio.com.br
    Todos os usuários dentro do domínio conseguem acessar normalmente na mesma rede!
    Usuários fora do domínio acessam o serviço pelo ipservidor/RDWeb e baixa o arquivo RDP referente ao app. Na hora de conectar ele não aceita a conexão, e conferindo o arquivo RDP ele tenta acessar o servidor pelo nomecomputador.domínio.com.br.
    Se eu colocar no computador que esta fora do domínio no arquivo host dele o apontamento IP(192.168.X.X) Ele mesmo fora de domínio funciona. Até mesmo fora da rede, eu fiz um teste em outro computador fora da minha rede colocando no arquivo host. IP PÚBLICO nomecomputador.domínio.com.br. Acredito ser algo referente ao dns. Pois local o computador fora do domínio não pinga pelo domínio por não existir na tabela dns externa esse endereço.

    Curtir

    1. Boa tarde Edimilson, desculpe na demora da resposta, mas faz tempo que não mexo com RDP. Garimpando aqui o problema, um deles seria resolver por host mesmo. Mas encontrei um outro que diz pra ir na aba WINS do adaptador e ativar Netbios por TCP/IP. Claro, isso teria que ser feito PC por PC, ou quem sabe uma GPO se existir. Faz o teste e diz pra gente se funcionou. Segue o site abaixo do qual peguei essa informação.

      https://restingsysadmin.wordpress.com/2013/01/06/dns-name-lookup-failure-when-using-remote-desktop-connection-manager/

      Curtir

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s