RemoteApp – Deploy e Instalação de Aplicativos – Parte 3

Após configurado o Session Host, Web Access, Conexão RemoteApp e certificados, iremos instalar aplicativo para fazer diferentes Deploys.

Primeiramente vamos preparar para instalar o software para distribuição via RemoteApp, e podemos fazer isso de duas formas. A primeira forma seria entrando no painel de controle e clicar em Instalar Aplicativo no Servidor de Área de Trabalho Remota.

1O que acontece nesse caso é que o sistema é preparado para instalar o aplicativo em MODO INSTALAÇÃO, para que não ocorra problemas na utilização do APP em ambiente multi usuário e assim garantir bom funcionamento. Ao abrir o programa ele irá buscar a partir de disquete ou CD/DVD primeiramente, caso não encontre ele já passa para a tela para o administrador buscar o aplicativo, e é isso que iremos fazer nos próximos passos.

Mas o segundo modo de se fazer esse processo sendo pra mim o mais fácil é utilizando o CMD com os comando –

change user /install – que prepara o sistema para a instalação

change user /execute – retorna o sistema para execução do aplicativo

change user /query – verifica em que modo está caso esquecer

Esse modo facilita pois podemos de uma só vez instalar vários aplicativos, sem precisar ficar abrindo o executável do painel de controles várias vezes.

2Após colocar em estado de instalação, completo os passos do software Xilisoft para converter vídeos.

3

Me certifico que o software está rodando corretamente e voltamos para o modo de execução pelo cmd e abriremos o Gerenciador de RemoteApp e procuramos pelo aplicativo como fizemos na parte 1 dos posts, clicando em Adicionar RemoteApps.

4Seguindo a parte 2 dos posts, agora iremos ver no painel de controle os aplicativo atualizados. Clicando em Propriedades como vimos nas imagens do post anterior ou em Exibir detalhes podemos clicar em Atualizar e aí aparece os programas e áreas de trabalho remota que você pode conectar.

5Depois de atualizar os RemoteApps eles vão aparecer no menu iniciar dos sistemas operacionais clientes, e no Windows 8 aparece da forma que está na imagem da interface Metro.

6

Também no Post 2 destiquei a opção “Mostrar uma conexão de área de trabalho remota para este servidor host em Acesso via Web da Área de Trabalho Remota”, para não aparecer para o usuário no Web Access, nem em conexão de área de trabalho. Pois é o correto não deixar o usuário acessar a área de trabalho Session Host.

Outros dois métodos seria clicar em Criar Arquivo.rdp e Criar Pacote do Windows Installer. Primeiros vamos criar o arquivo RDP. Ele aponta para criar o rdp para C:\Program Files\Packaged Programs

8Após criado o arquivo distribuímos pela rede por GPO, pasta mapeada dentre outras formas tanto quanto o Pacote Windows Installer.

9Podemos também com o Windows Installer adicionar ícone na área de trabalho e também na pasta do menu iniciar quando executamos os instaladores via Deploy de software ou manualmente pela rede também. E podemos selecionar a opção para associar extensão do arquivo, pois caso o usuário não tenha por exemplo o pdf instalado localmente, ele não conseguirá abrir o arquivo.

Para finalizar busquei pelo arquivo na rede tanto do RDP quanto do Installer no Windows 8, e executei o msi, que instalou um ícone na tela e no programas já tínhamos via conexão RemoteApp o ícone. Percebemos também que temos ali na imagem em Fornecedor o certificado do Session Host que criamos no post anterior.

10Vemos o aplicativo rodando remotamente pois no ícone na bandeja tem uma bolinha para deixar claro.

11Vemos que a ferramenta de RemoteApp vem crescendo até hoje pois é uma ferramenta que facilita muito o deploy de aplicativos. Problemas com instalação da Suite Office que pode dar problemas numa empresa grande, pode ser resolvido com uma instalação apenas.

Espero que gostem do RemoteApp tanto quanto ele é útil. Outra ferramenta incrível é o APP-V utilizando o RDS, isso permite acabar com vários limites que temos em relação ao RemoteApp, começando por softwares pesados em processamento que pode ser distribuídos offline para ser processado na máquina do usuário com poucos cliques.

Espero que gostem desses posts explicando como fazer instalação, configuração e deploy de aplicativo. Falaremos também de RD Connection broker, RD Gateway e Farm de Session Host para Alta disponibilidade dos aplicativos.

Anúncios

4 comentários sobre “RemoteApp – Deploy e Instalação de Aplicativos – Parte 3

  1. ola, Andre parabéns pelo artigo. Estou com um problema no meu servidor veja se pode me ajudar. Eu fiz a configuração do RemoteApp portanto os usuários estão abrindo várias sessões simultâneas tem como bloquear para abrir 1 sessão por vez, e caso ele clique para abrir mais de 1 ele sempre fecha a ativa e mostra a tela na nova sessão como era no WinServ2003. Temo como realizar esta configuração no WinServ2008?

    Curtir

      1. olá Andre nessa opção funciona portanto somente se você acessar através do TS(area de trabalho remota), se estiver como meu caso usando o RemoteAPP, mesmo essa opção configurada ele abre varias sessões do mesmo usuário.

        Curtir

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s