Farm de RDS Session Host – Alta Disponibilidade (HA)

Falamos nos posts anteriores sobre fazer deploy de RemoteApp e Session Host, mas em um ambiente de produção precisamos ter alta disponibilidade para não haver parada na empresa, já que os aplicativos foram definidos pela política da empresa de rodar no servidor, e não na estação do usuário de modo offline.

Então iremos configurar dois RDS Session Host (RDSH) para alta disponibilidade, utilizando-se do RD Connection Broker (RDCB). Como faremos em ambiente de teste e também dependendo do tamanho da empresa, nosso lab será feito com 4 VMs + host físico para AD e DNS, mas o correto é colocar o RD Connection broker separado dos outros, tanto quanto RD Web Access do Session Host.

VM 1 – RD Connection Broker – 2008 R2 – Nome -> RDCB – RDGT

VM 2 – RD Session Host – 2008 R2 – Nome -> RDSH – RDWA

VM 3 – RD Session Host – 2008 R2 – Nome -> RDSH – RDWA – 2008 R2

VM 4 – Cliente – Nome -> Windows 8

Física – AD + DNS – Server 2012  R2

O RDCB ele fará o roteamento e balanceamento para qual servidor ele irá “jogar” o usuário, irá balancear a carga dos servidores e também caso algum RDSH falhar ele irá redirecionar para outro que ainda está funcionando.

2Após feito a instalação da função (Role) RDS Connection Broker (Agente de Conexão de Área de Trabalho Remota), iremos configurar todos os Session Host e Web Access que farão parte da Farm. Como a implantação correta é o Web Access a parte, então o RDWA e o RDCB deverão ser configurados no RDSH, mas no meu caso o RDSH e RDWA estão no mesmo servidor.

Na VM 2 e 3 (RDSH) Iremos então em Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador ->(Computer Management) -> Usuários e Grupos Locais -> Grupos -> Computadores com TS Web Access – Iremos abrir ele e clicar em Adicionar -> Tipos de Objeto -> Marcar Computadores e desmarcar os outros -> ir em Avançado e Localizar Agora, ou simplesmente adicionando os servidores que você deu o nome.

Adicionaremos os servidores RD Web Access e Connection Broker nos 2 Servidores de Session Hosts

10

Agora abriremos o Configuração do Host da Sessão (Remote Desktop Session Host, VM 2 e 3) -> clicaremos em Membro do farm (Member of Farm) -> Aba Agente de Conexão de Área de Trabalho Remota -> Alterar -> Selecionar Membro de Farm (Farm Member). E colocar o FQDN do servidor RDCB, no meu caso colocarei RDCBRDGT.SF.COM.BR e o nome do farm pode ser qualquer um que desejar, adicionei como FARM.SF.COM.BR

Também selecionei Participar no Balanceamento de Carga, para definir o peso de cada servidor, para qual o RDCB vai redirecionar o usuário. Como exemplo poderiamos ter um Servidor Quad Core e um servidor RDSH Dual Core, e como temos 2 núcleos a mais poderiamos colocar 100 no primeiro e 50 no segundo para o balanceamento ser feito mais no Quad Core do que no Dual core, pensando ele ser metade do outro, por isso essa relação 100/50.  E por fim selecionamos a placa ou placas que será usada do servidor RDSH.

3Após isso os dois servidores já fazem parte de uma Farm. E agora vamos ir no na VM1 e abrir o Gerenciador de Conexão de Área de Trabalho Remota (Remote Desktop Connection) e adicionar o Web Access no RDCB clicando em Adicionar Servidor de Acesso via Web.

4Agora vá no Gerenciador do RDCB e adicione os Session Hosts (RDSH) no grupo Computadores do Agente de Sessão (Session Broker Computers).

5Próximo passo é configurar o DNS Round Robin para fazer o apontamento das VMS RDSH. Adicionamos em nosso servidor físico ou onde estiver seu DNS, um novo registro (A ou AAA) definimos o campo Name com o farm que criamos para identificar e os servidores Session Host, faremos isso para os dois.

6Agora iremos nos dois servidores de sessão (VM2 e VM3), Abriremos o Gerenciador de RemoteApp e abriremos as Configurações de Implantação de RemoteApp e iremos até a aba Servidor Host da Sessão e alterar o Nome de Servidor, pelo nome da Farm que colocamos no DNS, sendo o FQDN, FARM.SF.COM.BR

7Para concluir a configuração do RDCB vamos em Origens de RemoteApp (Add RemoteApp Source) e adicionamos o nome da farm igual novamente do DNS (FARM.SF.COM.BR), para que o RDCB consiga saber rotear para as duas VMs de RemoteApp (RDSH).

8E por último vamos abrir o Internet Explorer no Web Access para apontar em Configurações o Connection Broker definindo o FQDN do servidor.

9Agora temos dois servidores de RemoteApp em Alta Disponibilidade. Já o Connection Broker o HA dele é feito por Cluster de Failover, podendo ser também em VMs.

 

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s