Instalação System Center Virtual Machine Manager 2008 R2

Olá pessoal, hoje faremos um post simples que é a instalação do SCVMM 2008 R2.

Primeiro passo foi criar uma VM, podendo ser para testes memória dinâmica de 1024 MB apenas para Inicialização da máquina, e depois diminui meu VHD de 127gb em 3 partes, sendo uma para o Sistema C:, VMs e Biblioteca para guardar iso e VM prontas para provisionamento.

1Depois inseri a Iso do SCVMM 2008 R2 na VM que irá ser instalado, começaremos pela instalação do VMM Server. Irei pular as partes de Aceite dos termos, se desejamos utilizar o Microsoft Update, e se queremos participar do programa de melhora da Microsoft para não postar várias imagens desnecessárias.

2Iremos colocar um Username e Company e avançar, será feito a validação do Hardware e Software para saber se o sistema está apto a ser instalado.

3Selecionamos o caminho que vamos instalar, se será no C: ou outro caminho ou Storage da empresa para rodar com total performance e avançar.

4Agora iremos escolher se instalaremos uma instância do SQL ou instalar a versão SQL 2005 Express Edition SP3. Para cenário de estudos e testes podemos instalar a versão básica.

5E agora para a nossa biblioteca, vou informar o caminho de em minha Unidade F:\ISO – VM (é necessário colocar dentro de uma pasta e não pode ser diretamente na unidade).

6Depois manteremos as portas padrão, pois vai depender da política da empresa a alteração. E deixaremos a conta local para a utilização do VMM.

7Teremos uma tela de Resumo de todas opções marcadas e alteradas, e iremos para a instalação. Caso esteja tudo correto em seu ambiente, a instalação ocorrerá normalmente.

8

9Agora iremos instalar o VMM Administrator Console, que pode ser instalado em qualquer máquina para poder conectar e administrar o VMM Server, não precisa estar instalado no servidor em que ficará o VMM Server.

10Da mesma forma que antes pularemos as telas desnecessárias. Manteremos a porta 8100 de administração do VMM Server. Caso for instalar em outra máquina o Console de Administração, lembrar de verificar no Firewall se está liberado para acesso. Depois temos um resumo e instalamos.

11Abriremos agora a Console de administração e criamos um Atalho no Desktop. Podemos fechar o instalador do SCVMM e conectar no servidor.

1213

Infelizmente não irei conseguir adicionar meu Host Hyper-V 2012 R2 pois não há suporte para o SCVMM 2008 R2, apenas para 2012.

14Mas para conhecer o SCVMM 2008 R2 e estudar ele para uma prova como a 70-659 já é um passo válido para conhecer Host, Virtual Machines, Library, Jobs e Administration.

Para último passo irei instalar o Self Service Portal para que os usuários possam criar as próprias VMs pelo browser. Precisamos Instalar o IIS Server apenas adicionar a mais do que as opções padrões ASP.NET , Compatibilidade de Metabase do IIS 6 e Compatibilidade com WMI do IIS 6.

15Rodamos o Instalador e ele também fará as perguntas de aceite e atualizações, checará o ISS.

16Mantemos padrão as portas e o servidor onde está instalado o SCVMM 2008 R2, já que a instalação está sendo local. Como o IIS já tem um Web Site default aplicado, precisamos entrar no IIS e Remover este site, ou mudar a porta 80 para publicação do Self Service Portal. Para fins de compatibilidade, preferi manter a porta 80 e apagar nosso site padrão do IIS.

1718Digitando agora no Browser http://localhost/ ou pelo menu Iniciar, abriremos o portar do Self Service Portal e teremos a tela de login para o usuário começar a utilizar as máquinas provisionadas pelo administrador.

19

A instalação do SCVMM 2008 R2 é mais tranquila que a do SCVMM 2012, mas sempre precisamos entender alguns conceitos e passos da instalação, poderiamos apenas clicar sempre em Next e concluir, mas precisamos entender o que está se pedindo na instalação. Espero que funcione para todos e que o post ajude a quem for instalar.

Veja também no Technet Wiki o post

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s