Instalação System Center Virtual Machine Manager 2012 R2

No post anterior fizemos a instalação do SCVMM 2008 R2, e agora iremos fazer a instalação do SCVMM 2012 R2 versão final.

A instalação do SQL 2014 CPT1 ocorre de forma básica sendo Next Next, aceitando termos, colocando autenticação Windows mesmo, instalando todos recursos e nas contas de serviço deixei a conta padrão também, sem mexer em automático/manual, nem definindo senhas.

Todos meus cenários é feito dentro de VMs e o Host Físico sendo Server 2012 R2 e todos em domínio. Vamos aos requisitos necessários para a instalação do SCVMM 2012 R2.

Começando pela VM defini 4096mb de RAM pois é um dos primeiros alertas dos requisitos necessário.

1Requisitos: 4gb RAM – SQL Server – ADK (Windows Assessment and Deplyment Kit for Windows 8.1) – .Net 4.5 – Server 2012.

Começamos clicando em Setup do VMM e depois na página inicial clicamos em Install.

2Em Select Features iremos instalar tanto o Servidor de Gerenciamento que é onde fica armazenado todas as informações dos Hosts de Hyper-V. E também instalaremos o Console do VMM que serve para acessar o Servidor que instalamos anteriormente. Significa que o Console não necessita ficar no mesmo servidor, pode ser instalado em Windows Seven ou Oito para gerenciamento remoto.

3Depois definimos nome de usuário, organização e chave do produto. Como sempre utilizo versão trial para estudos, pularemos essa parte. Aceitaremos os termos e Updates e Participar do melhoramento do software.

Escolheremos o caminho da Instalação que deixaremos em C: padrão.

4Avançando o SCVMM irá verificar se tem algum pré requisito faltando. Como deixei para depois, no meu caso faltou o ADK, no qual faremos a instalação dele.

5 Instalarei também o ADK no mesmo servidor do SCVMM 2012 R2 no caminho padrão, aceitamos os termos e participação de melhoria do software, e escolheremos agora o que será instalado.

6

Nós só iremos usar nesse caso a ferramenta de Deployment pois com ela que o SCVMM consegue fazer novos provisionamentos com a biblioteca do VMM. Windows PE para boot e também selecionei o Performance Toolkit que é um analisador interessante. Não irei precisar de ACT para compatibilidade de software, nem do USMT para migrar estados de usuário pois é ambiente de teste. VAMT para licenciamento sem automático também não faremos, e para o SQL já tenho uma instância do 2014 CPT1 instalado, mas para quem irá fazer do zero poderá instalar essa versão 2012 Express. A opção Windows Assessment Services só funciona junto com o SQL 2012 ticado.7

Como todo Windows Server vem travado para fazer download, precisei entrar no IE e desbloquear em Segurança -> Internet algumas opções para poder fazer com que o Server faça download das opções que selecionamos, pois antes você baixa o setup do ADK de 1.1mb pra depois baixar toda a ferramenta necessária.

ADK para Windows 8.0 não funciona, precisa ser para Windows 8.1, senão não passa nos requisitos do SCVMM 2012 R2

7 8Após a instalação reinicie o servidor para aplicar alguns updates. Faremos a checagem dos requisitos e na imagem abaixo ele dá apenas uma aviso que precisa do SQL Command Line, mas iremos apontar para nosso servidor SQL 2014 nos próximos passos.9Lembrando de liberar o firewall para conversar com o SQL (porta 1433) ou desativando o firewall. Vamos apontar para o servidor digitando o nome ou indo em Browse e pesquisar, não precisamos definir uma porta. Coloquei as credenciais de administrador mesmo, mas poderia ser um conta de administrador do SQL e senha. Instância adicionei a padrão instalada no SQL (MSSQLSERVER) e a base de dados coloquei SCVMM2012R2.10Adicionamos conta de administrador local e senha.

11 As portas para comunicação entre biblioteca, console do VMM entre outros manteremos padrão.12

Mudei o nome da biblioteca para SCVMM2012 para caso se tiver mais que uma, podermos identificar.13 E o sumário geral das configurações de instalação.14Processo de instalação e conclusão.

15 16Após termino ele abre o IE para setarmos o update.

17 1819 Instalação e atualização já está completa, iremos abrir o Console de gerenciamento apenas clicando em connect já que usaremos a conta local. Caso for utilizar o console em um computador Cliente (Seven, ou Oito) tem que primeiro permitir que seu usuário seja administrador do SCVMM.

20 Console de administração SCVMM 2012 R2.21No próximo post irei ensinar como adicionar o Host Hyper-V no SCVMM 2012 R2. Criando conta diferente da local, agente de instalação e etc. Deixo a tela abaixo já com o Host adicionado, espero que gostem do post. Apesar de grande é o passo a passo da instalação, tirando algumas telas de confirmações, no qual deixaria maior ainda.

22

 

 

 

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s