Importar VM com Checkpoint exportado + Disco Pai – Hyper-V 2012 R2

No post anterior (Post 1) falamos sobre Exportar uma VM a partir de um Snapshot/Checkpoint e agora iremos fazer de outra forma, já que na hora do Export ele criou cópia do disco Pai.

Poderíamos ir em importar a VM por completo, mas como essa máquina faz parte de um Disco pai, irei apenas criar uma nova VM e utilizar-se do VHDX exportado a partir de um checkpoint que precisaríamos para um teste.

Criaremos uma nova VM indo em New -> Virtual Machine, definimos o nome da máquina e também o caminho. Como a máquina já foi exportada anteriormente para uma pasta onde seria o local que aloco minhas VMs, apontei a criação da Configuração da VM (XML) para ser criado dentro desse diretório, sendo C:\VM que irá jogar dentro da pasta C:\VM\SCVMM 2012 R2 EXPORTED (já criada pela exportação).

13 - EXPORT VM CHECKPOINT

Preciso selecionar a geração da minha máquina, e como meu disco pai foi criado com a Gen 1, então não podemos selecionar a Gen 2.

14 - EXPORT VM CHECKPOINT

Irei definir agora a mesma quantidade de memória para minha VM de SCVMM pois ela necessita de bastante memória para rodar, então como nesse caso tenho memória disponível, irei definir 4gb.

15 - EXPORT VM CHECKPOINT

Iremos selecionar para adicionar um disco mais tarde, já que não conseguimos inserir um disco diferencial já nesse Wizard

16 - EXPORT VM CHECKPOINT

Agora deletamos o disco pai que veio como cópia do nosso disco Exportado e após deletado, dentro da VM criada, vamos adicionar um disco IDE (gen 1 para o boot) e ir em BROWSE para buscar nosso disco exportado.

17 - EXPORT VM CHECKPOINT

Encontrado o disco no caminho C:\VM\SCVMM 2012 R2 EXPORTED\Virtual Hard Disks clicamos em Open

18 - EXPORT VM CHECKPOINT

Antes de clicarmos em Apply já iremos diretamente clicar em INSPECT para podermos reconectar o disco pai que agora o VHDX não sabe mais onde se encontra pois ele foi deletado. Clique em Reconnect e abrirá um Wizard para prosseguirmos.

19 - EXPORT VM CHECKPOINT

Avançando já precisamos encontrar o caminho do disco pai, em meu caso estando na pasta C:\VM\SERVER 2012 R2 – PAI. Irei ignorar o ID Mismatch, pois a VM é idêntica e criamos um novo ID antes de ser exportado no post anterior.

21 - EXPORT VM CHECKPOINT

Verificamos que foi corretamente conectado o disco pai

22 - EXPORT VM CHECKPOINT

Ligamos a máquina para ver se está tudo correto e se dá o boot. Ele novamente acerta os dispositivos pois criamos um novo único ID.

23 - EXPORT VM CHECKPOINT

As duas VMs estão rodando utilizando o mesmo disco Pai e o mesmo disco Exportado, apenas com ID diferente e pastas. Até o momento da imagem seguinte não foi possível conectar as 2 VMs em 1 SQL que é o mesmo banco.

24 - EXPORT VM CHECKPOINT

Coloquei IP correto, pois estava como dinâmico e coloquei estático, e precisei reiniciar as VMs, pois como as Vms estão com mesmo nome nas propriedades (SCVMM2012R2.SF.COM.BR), poderia haver conflitos. Pior ainda pelo motivo que eu exportei uma VM em um momento diferente do segundo Checkpoint, então tenho uma máquina rodando com um checkpoint a frente da outra. E abaixo está a prova que roda mesmo nesse ambiente que criei para testarmos. O certo seria exportar o SQL + SCVMM para um outro host para fazer esse tipo de cenário, caso necessário.

25 - EXPORT VM CHECKPOINT

Anúncios

Um comentário sobre “Importar VM com Checkpoint exportado + Disco Pai – Hyper-V 2012 R2

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s