Windows Server Backup (WSB) – Backup de Máquina Virtual

Olá Pessoal

No post de Exportação e Importação de VMs a partir de um certo ponto do snapshot, vimos que podemos criar uma nova ID única e ter uma cópia de uma máquina para podermos testar fora dos servidores de produção.

Temos hoje várias opções de segurança no Windows Server 2012 R2 em relação a máquinas virtuais para efeitos de testes e backups, sendo elas:

– Poder exportar uma VM a partir de qualquer snapshot

– Backup via SCDPM ou Windows Server Backup (WSB)

– Clone via SCVMM

– Hyper-V Réplica

– Software de Terceiros

– Ou simplesmente fazer uma cópia da pasta completa da VM

E agora iremos ver sobre Backup de Máquina Virtual a partir do Windows Server Backup 2012 R2 sem ter que pausar ou desligar a VM.

Primeiro iremos instalar a Feature do Windows Server Backup, com poucos passos no Server Manager, apenas selecionando o recurso e avançando.

1 BACKUP WSB

Em meu cenário temos o SQL Server 2014 CPT2 rodando com a Database do meu SCVMM 2012 R2 Exported.

2 BACKUP WSB

Agora iremos criar o passo a passo para podermos fazer o backup da VM desejada.

No console iremos clicar em Backup Once pois iremos fazer o backup da Máquina após a conclusão das configurações. Avançamos a primeira tela pois selecionamos fazer apenas um backup.

3 BACKUP WSB

Iremos clicar em Custom para selecionarmos o que iremos fazer de backup, já que nesse caso será só VMs e não dados do servidor.

4 BACKUP WSB

Vá em Add Items e selecione as máquinas desejadas e muito importante também o Host Components, caso não selecionar, irá dar erro a restauração da VM. O Host Component é responsável por carregar as configurações das VMs, e caso elas não forem backupeadas, a restauração também irá falhar, essa máquina não irá iniciar e necessitará recriar a VM novamente, caso seja num DPM também ocorrerá o mesmo. Numa necessidade de recuperação de várias VMs, todas terão que ser recriadas na mão. Após escolhido clique em OK. Podemos ver que a VM SCVMM 2012 R2 EXPORTED está como Online, ou seja, está em funcionamento, em produção.

5 BACKUP WSB

Não irei fazer nenhuma Exclusão e irei manter para fazer VSS Copy Backup para manter os logs dos aplicativos. Para explicar uma dúvida que todos tem ao ver as duas opções VSS FULL BACKUP e VSS COPY BACKUP, mesmo explicando ali no próprio recurso, pode ficar confuso o que a opção faz. Significa que se você deixar o VSS Copy Backup ele irá manter arquivado um log dos arquivos que já foram backupeados para quando o outro software de backup existente em seu ambiente for fazer a cópia, ele ler esse arquivo e ver se foi alterado algo naqueles dados, pastas e etc. Sendo assim ao utilizar o VSS Copy Backup Marca os arquivos que você adicionou no seu backup, e o VSS Full Backup apenas faz o backup e não marca o que foi alterado. O copy checará todos esses logs arquivados antes de iniciar o backup e analisar o que foi alterado.

6 BACKUP WSB

Em especificar o destino poderá ser escolhido dependendo do seu ambiente. Caso tenha um HD para dedicar para os backup é sempre recomendado. Neste caso irei colocar em meu C:, mas irei colocar como se fosse uma pasta de compartilhamento, podendo ser usado em File Server SMB 3.0.

7 BACKUP WSB

Defini o caminho \\Sfserver\backup vm, e deixar em Herdar (Inherit) que neste caso quem tiver acesso a essa pasta, poderá ver o backup da VM, caso selecionar para não herdar, então no próximo passo terá que colocar usuário e senha.

8 BACKUP WSB

Sumário para podermos começar o backup

9 BACKUP WSB

Clicamos em Finish e o backup já começa a ser calculado e backupeado

10 BACKUP WSB

No Console do Hyper-V mostra que a VM está com Status Backing up com a máquina ligada, sem a necessidade da pausa ou desligamento.

11 BACKUP WSB

Nesta outra tela temos a pasta que aparece o backup da VM em andamento com 10gb já backupeado e também na tela do SCVMM já alterado pra Overview sem nenhum problema de parar a VM em produção.

12 BACKUP WSB

Após concluído o backup no próximo passo iremos apagar a VM, podendo simular agora que a máquina era apenas para testes, já que era uma versão Exportada a partir de um checkpoint e como não precisavamos mais, acabamos excluindo do Hyper-V

13 BACKUP WSB

14 BACKUP WSBApagado a VM das pastas e do Hyper-V, nós iremos retornar o backup.

Iremos no WSB e clicamos em Recover e escolhemos This Server

15 BACKUP WSBEscolhemos a data e horário que queremos recuperar a VM.

16 BACKUP WSB

Selecionamos HYPER-V para restaurar a VM para o local original ou outro local.

17 BACKUP WSB

Escolhemos a VM SCVMM 2012 R2 e Host Component e escolhemos o local que queremos colocar a VM. Deixarei a VM no local das outra VMs que costumo colocar.

18 BACKUP WSB

 

19 BACKUP WSBVerificamos se está correto todas as VMs que deseja recuperar e clicamos em Recover

20 BACKUP WSB

Verificamos o processo de recuperação no Console do WSB

21 BACKUP WSB

A pasta da VM já foi recriada e após o término o avhd some.22 BACKUP WSB

Nos atentamos para algumas recuperações que falharam em meu cenário pois como eu estava recuperando meu SCVMM, acabei deixando meu SQL 2014 ligado e ele não deixou recuperar devido a serviços interligados estar funcionando. O Backup Online da VM funciona perfeitamente, apenas a restauração que necessitei desligar meu SQL. Como pode ver na imagem, a recuperação completou com sucesso.23 BACKUP WSB

Novamente nosso SCVMM 2012 R2 funcionando perfeitamente com o banco de dados no SQL 2014

24 BACKUP WSB Espero que tenham gostado e que a explicação de Host Component, VSS Copy entre outros tenha sanado as dúvidas.

Obs: Não recorto mais minhas imagens pra postar

Anúncios

4 comentários sobre “Windows Server Backup (WSB) – Backup de Máquina Virtual

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s