Hyper-V Replica – Windows Server 2012 R2 e Server 2015

Olá Pessoal

Vamos configurar de maneira rápida o Hyper-V Réplica entre Windows Server 2012 R2 e Windows “2015” Technical Preview.

De forma simples vamos aos passos para completar com sucesso essa operação. Nesse post não viso esclarecer o funcionamento nem a teoria, apenas para quem gosta de saber do passo a passo da configuração básica.

Temos uma VM com Windows 10 Preview e iremos Replicar ela do 2012 R2 para 2015. Lembrando que só é possível fazer a replicação tendo 2 Hosts com Hyper-V.

Deixei a VM até ligada como se estivessemos em um ambiente de produção para verificar os resultado das replicações recorrentes em tempo real.

Primeiro passo então é habilitar a Réplica nos 2 Hosts indo em Hyper-V Settings -> Replication Configuration e ticar Enable This Computer as a Replica Server.

Depois selecionamos para os testes Use Kerberos (HTTP) porta 80.

Também em Authorization and Storage selecionamos qualquer servidor e definimos a pasta em que irá replicar as VMs.

HYPER-V REPLICA 1

Ao habilitar o Hyper-V Replica ele irá avisar para permitir no firewall a comunicação dos hosts. No firewall habilitamos Hyper-V Replica HTTP Listener (TCP-In) porta 80, se for utilizar a comunicação HTTPS também habilitar Hyper-V Replica HTTPS Listener (TCP-In) porta 443.

HYPER-V REPLICA 2

Concluído esses simples passos iremos selecionar uma VM e clicar em Enable Replication.

HYPER-V REPLICA 3

Pulamos o Before You Begin, e em seguida já escolhemos o Host para qual iremos manter a réplica. Podemos procurar em Browse no Active Directory, ou já digitar o Nome do servidor e não o IP. Verifique se os 2 hosts estão em perfeita comunicação pois nesse momento pode haver problemas de encontrar o segundo host, confira seu DNS se está correto.

HYPER-V REPLICA 4

Feito isso, no próximo passo ao selecionar o host ele já detecta a configuração que foi HTTP 80 a escolhida em Hyper-V Settings. Manteremos Comprimir dados para ser transmitido pela rede.

HYPER-V REPLICA 5

Escolheremos quais VHDs irão ser replicados, nesse caso só temos um que é o Windows 10.HYPER-V REPLICA 6

Qual o Tempo de Replicação que queremos? Isso irá depender do quão importante será sua VM, uma VM que não seja tão crítica poderá ser a cada 15 minutos, já um banco de dados poderá ser a cada 30 segundos. Isso irá depender também do tamanho da empresa e da criticidade dos dados, se esses dados alteram com muita frequência. Lembrando que é interessante ter placa de rede dedicada para a Réplica, Live Migration, Cluster, entre outros.

HYPER-V REPLICA 7

Ponto de Recuperação adicional:  Nesse caso sempre prefiro ter mais de um ponto, pois o último ponto replicado pode ser um ponto com falha e nesse caso nada adianta restaurar a VM, pois o último ponto foi sincronizado com a falha. Manteremos então para criar mais pontos e também ativar o VSS, pois sem ele não irá ocorrer a réplica da VM em execução, como banco de dados, Exchange entre outros.

HYPER-V REPLICA 8

Aqui poderemos enviar a Cópia Inicial pela rede imediatamente, colocar num HD externo, levar até o outro HOST (outra localidade), sincronizar com uma cópia restaurada nesse host ou definir um horário para começar essa replicação e não atrapalhar o tráfego de rede.

HYPER-V REPLICA 9

Depois um resumo do que foi criado e pronto, começamos a replicação e já na imagem vemos a cópia sendo enviada e no SERVER 2015 sendo recebida.

HYPER-V REPLICA 10 HYPER-V REPLICA 11

Podemos ver a utilização da rede que está usando 100% da placa de rede. Caso sua configuração seja de 5 minutos ou de 15, dependendo da quantidade de atualização que precisa ser enviada pela rede, você pode limitar a placa de rede com o QoS e limitar quantos MBs da placa ela irá utilizar, caso não haja múltiplas placas de rede.

HYPER-V REPLICA 12

E por último vemos a pasta criada onde definimos em nosso HOST 2 que era na pasta C:\VMs.

HYPER-V REPLICA 13

Um recurso muito fácil de utilizar e configurar o básico. Lembrando que Replica Não é Backup.

Qualquer dúvida e problemas podem entrar em contato. Aproveita deixa um comentário, compartilha, se inscreve no Blog e também no Canal do Youtube!! Valeu.

Anúncios

2 comentários sobre “Hyper-V Replica – Windows Server 2012 R2 e Server 2015

    1. Claudinei, pelo que conheço ainda não é possível escolher por qual placa irá ser enviado os dados da réplica. Ele utiliza qual placa tiver alocada. Não sei se existiria a possibilidade de criar uma VLAN para esta placa específica, onde esse servidor seja atingido só por esse caminho específico. Como se fosse uma conexão crossover, esse secundário, não enxergar nenhuma outra máquina além dessa principal com hyper-v.

      Segue esse site que o cara explica melhor – http://www.miru.ch/how-to-use-a-dedicated-interface-vlan-for-hyper-v-replica-traffic/

      Curtir

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s