Disco Pai – Hyper-V 2016

Olá Pessoal tudo bem?

Hoje vou ensinar a fazer um Disco Pai para suas VMs padrões, pra não precisar instalar várias vezes o Windows ou ter que fazer várias cópias da mesma máquina virtual.

Isso significa que instalando uma vez só o Windows Server 2016 como eu fiz nesse vídeo, você pode apenas criar uma nova VM, definir que vai criar um disco virtual mais tarde, e assim criar um disco de diferenciação. Ou seja esse Server servirá de Template pra novas VMs e não precisará por exemplo ter 3 VMs de 10gb e sim uma de 10gb e outras crescem de acordo com o que você for instalando e mexendo.

Como eu já instalei meu Server 2016, o próximo passo é resetar algumas configurações do Windows utilizando o executável Sysprep. Esse procedimento é necessário pois quando é feita a instalação do Windows, é gerado um Security ID único, e pode haver conflito com outra VM caso tiver 2 repetidos.

disco-pai-1

Vamos fazer o seguinte, vá até a pasta c:\Windows\System32\sysprep e execute o sysprep.exe e escolha a opção, Entrar na Configuração Inicial pelo Usuário do Sistema (OOBE), ou em inglês Enter System Out-of-Box Experience (OOBE), selecione Generalizar/Generalize e selecione Desligar/Shutdown. Tem que ser shutdown, pois se você pedir pra reiniciar ele vai começar a preparar o Windows novamente, e não queremos isso.

Agora iremos clicar em Excluir pra apagar essa Máquina Virtual de nossa lista, pois ela vai servir apenas como referência para as outras novas VMs.

disco-pai-2

Pra termos certeza de que esse VHDX não vai ser alterado por ninguém, é importante marcar o VHD ou VHDX apenas como leitura ou Read-Only, pois se qualquer bit for alterado, as VMs filhas não iniciarão mais.

disco-pai-3

Por último você pode tanto já criar uma nova VM ou apenas criar o disco de diferenciação pra anexar a uma VM posteriormente. Irei criar já uma nova máquina virtual e em seguida já faço a criação dos discos.

DISCO PAI - 4.jpg

Agora iremos ligar a VM e aguardar a preparação do Windows, enquanto isso vou mostrar o arquivo de diferenciação que está sendo usado para a nova VM, sem ocupar tantos gigas. (Assista o vídeo para melhor compreensão).

disco-pai-5

Bom, é tranquilo fazer esse procedimento, e pode ser feito com qualquer Windows. Comenta aqui embaixo se tiver alguma dúvida, se inscreva no Canal do Youtube e no Blog.

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s