Escalabilidade Hyper-V 2016 vs 2012 R2

Olá Pessoal tudo bem?

Hoje vou falar um pouco sobre os planos de escalabilidade e limites do Windows Server 2016 e do Hyper-2016 comparando um pouco com a versão 2012 R2.

Com o lançamento oficial do Windows Server 2016 saíram também as novas configurações máximas tanto para o Host Físico quanto para as máquinas virtuais.

Finalmente agora é possível você adicionar aí no seu notebook se tiver slots sobrando é claro, 24 teras de RAM, e aí sim colocar 12 Tera de RAM para cada VM, lembre-se de deixar pelo menos um pouco para o Host.

Brincadeiras à parte, a Microsoft aumentou alguns limites para não limitar nenhum cenário, apesar de que no 2012 R2 os números já eram bem altos para a maioria.

Vamos lá então para alguns números.

Agora é possível ter 512 Processadores Lógicos por Host contra 320 do Windows Server 2012 R2. Entende-se processador lógico sendo os núcleos somando os cores mais o Hyper-Threading.

Como disse antes, 24 Teras de Ram no Host, contra 4TB no 2012 R2.

Para cada VM é possível definir até 12TB no Hyper-V 2016 e 1TB por VM no 2012 R2.

Agora são 240 Processadores virtuais por VM contra 64 no 2012 R2. Apesar de suportar 512 processadores no Hyper-V, não significa que suporta nas VMs.

Temos outros números que foram mantidos, pois de fato já eram astronômicos antes, como 8 mil VMs por Cluster, 64TB para cada VHDX, 1024 VMs por Servidor.

escalabilidade-numeros

Podemos achar toda essa quantidade de configuração absurda, mas como é o AZURE quem irá utilizar-se de todo esse poder, não se torna tão absurdo.

Poderíamos imaginar um host físico onde ele seria destinado a instalar um total de 1000 VMs de DNS por exemplo de diferentes empresas. Não significa que terá de usar altos recursos, mas no qual precisará alocar as tais 1024 VMs por servidor. Claro que isso não é regra, é apenas um exemplo.

Aproveitem pra ver também os sistemas operacionais suportados no 2016 nesse link. Também tem toda informação sobre Linux e sobre os Integration Services que precisam ser instalados para um funcionamento melhor da VM.

Comenta aqui embaixo o que você acha desses limites de Hardware e se inscreve no canal do Youtube

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s