O que é Virtualização?

Olá Pessoal!

Para quem está iniciando na área de Servidores, Infraestrutura, desenvolvimento ou TI em geral, precisa compreender melhor sobre a tecnologia de virtualização e utilizar no dia a dia, seja em servidores ou no próprio notebook. Então acompanhem a série de vídeos em que irei explicar os benefícios da virtualização, a tecnologia, e explicar passo a passo cada recurso do Hyper-V.

O que é Virtualização?

Afinal o que é virtualização? Acredito que você já tenha lido vários artigos explicando o que é virtualização, mas é um software, um hardware, um sistema em Cloud? Virtualização é uma tecnologia de software e podemos dizer que é a criação de uma versão virtual de um sistema operacional, um servidor, um dispositivo de armazenamento (Storage) ou recurso de rede.

Traçando um paralelo entre o real e o virtual, em TI algo real pode ser algo físico como um hardware, Storage, roteador/switch, onde você instala/configura o aparelho em mãos, e já o virtual seria uma criação simulada ou abstrata desses componentes reais, como criar uma rede lógica dentro da empresa, segmentando em Rede A, Rede B dentro da empresa, sem necessariamente ter vários equipamentos.

Ou seja, funciona dividindo um recurso de hardware físico em partes, que podem ser usadas para fins distintos.

virtualizacao-de-servidores

TIPOS DE VIRTUALIZAÇÃO

Temos vários tipos de virtualização, sendo a primeira delas a de Servidor que nada mais é do que a técnica de executar vários servidores dentro de uma Máquina Física, permitindo melhor utilização do hardware, já que normalmente a utilização de alguns recursos não chega a nem 15% da capacidade, então é comum hoje ter servidores compartilhados (Hospedagem de site).

A virtualização de aplicação permite executar aplicações no desktop do usuário, isolando a aplicação do Sistema Operacional;

Exemplo disso é rodar um aplicativo em Mac, Linux ou num Windows XP onde a aplicação necessita de Win 7 ou superior.

app-v-microsoft

Como exemplo temos o App-V e o MED-V.

Virtualização de Desktop consiste na execução de múltiplos sistemas operacionais em um servidor. Um exemplo disso é o VDI que permite utilizar o recurso do servidor e do lado do usuário, utilizar apenas um Thin Client.

Virtualização de Apresentação — permite manter o armazenamento das aplicações em servidores centralizados, enquanto provê uma interface familiar para o usuário em sua estação.

Seria como acessar remotamente um servidor por RDP, onde cria-se uma sessão de usuário e utiliza o aplicativo direto no servidor. Podendo acessar também de fora da empresa.

Virtualização de perfil permite que os usuários tenham documentos e perfis centralizados no servidor, o que facilita a movimentação do usuário para novas estações.

Benefícios

Os principais benefícios da virtualização são:

  • Economia de Energia
  • Otimização do espaço físico
  • Melhor utilização do hardware
  • Menores custos
  • Gerenciamento facilitado
  • Rodar aplicativos com ótimo desempenho, sem precisar levar o processamento para o Desktop.
  • Maior Disponibilidade seja de servidores ou aplicativos, devido a só 2 servidores conseguirem virtualizar toda infraestrutura de pequenas empresas, fazendo um Cluster entre eles.
  • Migração de Servidores para manutenção
  • Replicação dos dados.
  • Disaster Recovery que envolve um menor tempo de parada em caso de emergência
  • Backup centralizado
  • E também serve como ambiente de testes.
  • Sem contar na possibilidade de rodar tudo em Nuvem e ter toda uma infraestrutura fora da sua empresa.

Espero que tenha esclarecido suas dúvidas. Aproveita deixa um comentário, compartilha, se inscreve no Blog e também no Canal do Youtube!! Valeu.

Anúncios

Obrigado por comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s